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Karatê-Dô Tradicional

O Projeto de Karatê-Dô Tradicional da UEM

Projeto: Cultura do Movimento Corporal na Promoção da Saúde (FADEC/UEM)

Modalidade: Karatê-Dô Tradicional (estilo Shotokan).

Associação: Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan - IHKS

Filiação: FKTPR, CBKT, ITKF e JKA-BRASIL.

Público: Crianças, jovens e adultos (Todas as idades a partir dos 6 anos).

Horários: Terças e Quintas-feiras das 17hs30 as 19hs00 (Turma 1)  e das  19hs00 as 20hs30 (Turma 2)  e Sábados das 9hs as 11hs (Turmas 1 e 2 juntas). 

Local: Tatame do Bloco M08.

Informações: Secretaria da CDR - Bloco M06 sala 01 (Fone: 44 3011-4314)

Inscrições: Pegar ficha com o Professor após aula experimental

 Mensalidade: R$ 90,00.

 

 Anuidade da CBKT/FKTPR* (deverá ser paga junto com a 2ª mensalidade): 

  • Faixas Pretas: R$ 140,00;
  •  Faixas Marrom R$ 70,00; 
  •  Faixas Branca a Roxa R$ 35,00.

 

 Anuidade da JKA-BRASIL: 

  • R$ 90,00;

 

Obs.: Todos alunos do Projeto de Karatê Tradicional da UEM são Filiados junto a CBKT/FKTPR, e a anuidade é obrigatória. Os alunos que tiverem interesse podem se filiar ao Instituto JKA-BRASIL e APK-JKA - Associação Paranaense de Karatê JKA.

 

O Projeto

O Projeto de Karatê-Dô Tradicional da UEM/CEAF/HAGAKURE teve início em 18 de março de 2008. As aulas do projeto são ministradas pelo professor Marcelo Alessandro Pereira, Advogado e professor de Educação Física, formado pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduado em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos, também pela UEM. O trabalho está vinculado ao Projeto “Cultura do Movimento Corporal na Promoção da Saúde” do Centro de Excelência em Atividades Físicas – CEAF e ao Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan - IHKS, onde o professor Marcelo exerce atualmente a presidência. O Instituto Hagakure é filiado a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Paraná - FKTPr, a Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional - CBKT e a International Tradiotional Karate Federation - ITKF.

Karatê-Dô: Palavra japonesa que significa: “Caminho das mãos vazias.” (Kara=Vazio, Te=Mão, Do=Caminho).

O Karatê-Dô é uma arte marcial que tem como objetivo a formação do caráter (ensinando a disciplina e respeito) e desenvolvimento físico (dando ao atleta força, agilidade, reflexo, coordenação motora, raciocínio rápido para tomar decisões e autoconfiança), fatores que são exigidos das pessoas no dia-a-dia, pois o Karatê, não é praticado só na academia, mas no cotidiano da vida. “Karatê-Dô é uma filosofia de vida”. Além de ser um excelente meio de defesa pessoal.

O Karatê Infantil não significa o estimulo à agressão, e sim o desenvolvimento físico e intelectual da criança. Com atividade física e recreativa, a aula de Karatê para crianças procura estimular o condicionamento físico e sua coordenação motora.

O professor, utilizando os princípios filosóficos do Karatê, ajuda a desenvolver a parte intelectual da criança, preparando-a para conviver dentro da sociedade, introduzindo a ela a paciência, a disciplina e o respeito, não somente na aula, mas em casa e na escola, mostrando a ela que há momentos de brincar, de estudar e de treinar.

Os resultados esperados pelos praticantes de Karatê são os seguintes:

  • a) Controle de suas emoções;
  • b) Controle de seu corpo;
  • c) Melhoria de suas virtudes de convívio social; e
  • d) Paz de espírito.

O Karatê-Dô Tradicional não tem propósito de formar lutadores, mas sim cidadãos honrados. Não busca desenvolver a força bruta, mas a inteligência. Não trabalha a ferocidade ou os meios de subjugar, mas as qualidades que fazem a pessoa merecer a consideração pública.

Quem apóia o Karatê-Dô não está apoiando apenas uma luta, mas sim um instrumento de melhoria da sociedade, tanto no que toca à sua saúde física quanto mental, pelo combate ao stress e pelo desenvolvimento de relações pessoais estáveis.

O que diferencia o Karatê-Dô de outras modalidades de luta são exatamente os princípios filosóficos, herança dos Mestres do passado e que é o pedestal do espírito do Karatê.

O professor Funakoshi Guichin (1868 – 1957), considerado o pai do Karatê Moderno, recebeu ensinamento de vários mestres que seguiam os princípios filosóficos do Budô, tendo deixado como herança comportamental do karateca o Karatê Nijukkun, ou seja, princípios fundamentais do espírito do Karatê, coisa que o karateca tem a obrigação de conhecer e praticar para se considerar como tal.

As cinco normas pessoais do Mestre Funakoshi para entender o Karatê-Dô são:

  • 1. Karatê é acima de tudo uma arte;

 

  • 2. Praticá-lo visando à verdade e o aperfeiçoamento do caráter e da personalidade;

 

  • 3. Lapidar o corpo e o espírito através da arte;

 

  • 4. Zelar pela disciplina e respeito ao outro;

 

  • 5. Não usá-lo como meio de violência, mas sim como arte exclusiva da própria defesa.

 

Professor: Marcelo Alessandro Pereira.
Formação: Advogado, Professor de Educação Física, formado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e Pós-Graduado em Educação Física na área de Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos, também pela UEM, Agente Universitário da Universidade Estadual de Maringá - UEM desde 2002, lotado na Coordenadoria de Desporto e Recreação - CDR do Departamento de Educação Física - DEF, Professor de Karatê-Dô Tradicional, Faixa Preta (4º Dan) pela Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional – CBKT, Ex-Vice presidente da Federação de Karatê-Dô do Estado do Paraná - FKTPR (2016-2019).

Contatos:

Fone: 44 3011-4314
Celular: 44 9982-7371
E-mail: maxuem@hotmail.com
Twitter: @maxuem
Facebook: www.facebook.com/maxuem

Facebook do Instituto: www.facebook.com/institutohagakure

 

 

 

 

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Projeto também saiu em matérias na TV UEM e nos sites da CBKT e Revista Budô:

Matéria na TV UEM 1 - Projeto de Karatê-Dô na UEM

Matéria na TV UEM 2 - Federação Ministra curso de Karatê-Dô na UEM

Matéria na TV UEM 3 - Entrevista do Shihan Tasuke Watanabe 9º Dan ITKF

Matéria na TV UEM 4 - Entrevista do Coordenador do Projeto do Karatê UEM

Apresentação de Kata: Nijushiho pelo Shihan Tasuke Watanabe 9º Dan ITKF

Matéria na rede Massa - Programa Tribuna da Massa - Karatê da UEM

http://www.cbkt.org/

http://issuu.com/tatu/docs/revista_budo_9

https://www.facebook.com/institutohagakure/videos/2153063554736222/